Publicado em: 29 de outubro de 2013

Campos do Jordão recebe o I Festival de Música do Projeto Guri

Entre 30 de outubro e 02 novembro, Campos do Jordão recebe o I Festival de Música do Projeto Guri, programa de formação musical da Secretaria de Estado da Cultura voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. As apresentações acontecem no Auditório Cláudio Santoro, às 20h. Nesta primeira edição, o homenageado será o ex-aluno Renan Robert Danese, falecido recentemente.

A cidade foi escolhida para sediar o evento por ser conhecida pelos tradicionais festivais de música e abrigar belezas naturais que atraem o turismo. Cerca de 190 educadores das 11 regionais do Projeto Guri – Amigos do Guri, distribuídas pelo Estado de São Paulo, apresentarão espetáculos com diversos instrumentos, como os de sopro, cordas dedilhadas, percussão, entre outros.

Pioneiro em sua concepção, o Festival é gratuito e aberto ao público e é inspirado em outros eventos musicais realizados no Brasil e no mundo. Por isso, além de educadores do Guri, conta com a presença de importantes músicos brasileiros contemporâneos e de um convidado internacional, o clarinetista italiano Luca Luciano.

Para o prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni, é uma honra para a cidade sediar o Festival. “O Guri está conosco há mais de 10 anos. Das suas aulas saíram artistas que hoje representam a cidade no Brasil e no mundo. Alguns destes músicos compõem a Orquestra Campos Filarmônica, primeiro grupo local a se apresentar em 40 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão.”

O prefeito também salienta a importância das apresentações gratuitas, no Mercado Municipal, em Abernéssia. “Isso fará com que a cidade viva um momento especial, com música em diversos lugares”, diz. Uma das apresentações será dentro do Mercado Municipal na sexta, dia 1 de novembro, às 11h e às 15h, com o Grupo de Metais do Festival.

Para abrir a programação, no dia 30 de outubro, quarta-feira, os violonistas do Quarteto TAU recebem o clarinetista Luca Luciano e interpretam, em conjunto e em números solos, canções de artistas brasileiros e composições do próprio Luca. Já na quinta-feira, 31 de outubro, o Grupo de Choros – formado por educadores do Guri – realiza apresentação com foco na música popular brasileira. O final de semana abre com noite eclética.

No dia 1º de novembro, sábado, sobe ao palco o Duo À Moda da Casa, dos percussionistas Rafael Y Castro e Julio Barro, além dos grupos Combo Jazz, Grupo de Percussão e Banda, ambos formados por educadores do Projeto Guri. Encerram o Festival, no dia 02 de novembro, as formações de Camerata de Violões, Orquestra e Coro (também compostas por educadores do Guri).

O I Festival de Música do Projeto Guri conta com as parcerias da Organização Social ACAM Portinari e da Prefeitura Municipal da cidade.

1383352_532467870163252_1978884166_n
Serviço: 
I Festival de Música do Projeto Guri
Dia: de 30/10 a 2/11, 4ª a domingo
Local: Auditório Claudio Santoro (Endereço: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP)
Apresentação Especial do Grupo de Metais do Festival, no dia 1, às 11h e 15h, com o Grupo de Metais do Festival, no Mercado Municipal, em Abernéssia.( Av. Frei Orestes Girardi, 1109)
Entrada franca