Publicado em: 18 de janeiro de 2012

O que é SOPA e o que pode mudar na Web

Divulgue
Tags

O SOPA (Stop Online Piracy Act), significa Lei de Combate à Pirataria Online, esse projeto de lei expande os meios legais para que os detentores dos direitos autorais possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos pirateados, logo, se esse projeto for aprovado, os direitos dos utilizadores serão totalmente controlados pelos direitos dos detentores de propriedade intelectual assim permitirá o bloqueio indiscriminado dos conteúdos postados na web, retirando a liberdade que existe na rede mundial de computadores afetando diretamente na estrutura básica da internet.

A Casa Branca assim como as grandes organizações: Google, Mozilla, AOL, LinkedIn, FacebookTwitter, Zynga tem se manifestado contra o SOPA e irão participar do blackout. Sites como WikipédiaIdec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), A2K Brasil,Cultura Livre, CTS Game Studies, EstromboObservatório da InternetOpen Business já aderiram ao blakout.

Alguns dos sites mais acessados na Internet, como Google, Facebook e Amazon, ameaçaram tirar suas páginas do ar temporariamente, como uma resposta drástica a um projeto de lei dos Estados Unidos que propõe soluções rígidas contra a pirataria na Internet, o SOPA.

Vídeo explicando o SOPA, com legenda em português:

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>